Picuí sedia evento oficial de abertura do Projeto Saúde em Redes a ser desenvolvido na região do Curimataú e Seridó Paraibano

Na última semana (entre os dias 13 e 14 de fevereiro), aconteceu no município de Picuí a abertura oficial do Projeto Saúde em Redes que será desenvolvido em toda a região do Curimataú e Seridó Paraibano. Na oportunidade,  a equipe do Hospital Sírio Libanês, a representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o representante do Ministério da Saúde na Paraíba, estiveram presentes juntamente com o secretário de Saúde de Picuí, Cleriston Mendes, e demais secretários municipais de Saúde dos municípios desta região. 

O Projeto tem por finalidade apoiar os gestores e trabalhadores dos municípios paraibanos no aperfeiçoamento da governança regional e melhorar o cuidado de saúde em rede e acontece também em outros estados do país de forma simultânea. Contando com participantes de 12 municípios paraibanos, com aproximadamente 190 participantes, Picuí recepcionou vice-prefeitos, secretários, representantes do Estado e os trabalhadores da saúde.

Na solenidade oficial de abertura, estiveram presentes, compondo a mesa de honra, o secretário de Saúde, Clériston Mendes, o vice-prefeito de Pedra Lavrada, Gilbran Porto, o vice-prefeito de Nova Floresta, Robson de Lima, a vice-prefeita de Nova Palmeira, Janaína Medeiros, a vereadora e representante do prefeito de Picuí, Keiles Lucena, representando a secretaria de Saúde de Cuité, Alline Macedo, a gerente regional de Saúde, Magna Silva, o representante do Hospital Sírio Libanês, Alex Martins, a representante do CONASEMS, Silvia Carneiro, o representante do Ministério da Saúde, Francisco Gondim Silva, e a vice-presidente do COSEMS/PB, Katiane de Sousa. 

A vereadora Keiles Lucena, representando o municipio de Picuí, destacou, em sua fala,  a importância de receber esta iniciativa para a consolidação de um Sistema Único de Saúde que se pretende de forma universal e com justiça social. Lembrou que o usuário é peça importante em estratégias de cuidado e que a população deve participar ativamente de todo o processo. 

O representante do Hospital Sírio Libanês, Alex Martins,  ressaltou a missão desta instituição em contribuir com a sociedade, disseminando ferramentas para todo o país e colaborando com o SUS através do Proadi.

Após a solenidade de abertura oficial, a profissional referência na região, Juliana de Paula, apresentou todas as fases de realização do projeto, seus objetivos e metodologia, bem como também o cronograma de trabalho que será dividido em uma fase de implementação e outra de monitoramento.

Em Picuí, o Projeto Saúde em Redes resultou em  dois dias de trabalho intenso, acolhimento dos participantes, definição de grupos de atuação, troca de conhecimento com outros Estados do país de forma online e, com isso, foi marcado o início de uma parceria entre entes federados, o Hospital Sírio Libanês e os apoiadores da região do Curimataú e Seridó Paraibano para ampliar a capacidade de gerir o cuidado com a saúde da população.

Categoria: